Fonoaudiologia





 

FONOAUDIOLOGIA
       
       
                
                 Tatiane Machado Lima (CRFa 7- 9823)


"Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz."


           Parágrafo único da Lei 6965/81, Lei da Fonoaudiologia.

           Função Auditiva
 

           Nós, ouvintes, fomos contemplados com o sentido da audição. É através dele que podemos perceber variação nas vozes, apreciar uma música ou os sons da natureza.Infelizmente, em algumas pessoas esta capacidade é perdida ou inexistente. Para os casos de surdez, a melhor alternativa, quando possível, é a prevenção. Todavia, quando a perda auditiva já se instalou, há formas de tratamento e este deve iniciar-se assim que for notada a dificuldade auditiva para compreender palavras. Isso pode variar de acordo com o grau da perda: leve, moderada, severa ou profunda.

       

Fonoterapia



LINGUAGEM   
Avalia e trata os aspectos ligados à aquisição da linguagem, crianças com atraso de linguagem, ou pacientes que perderam a linguagem por algum motivo, exemplo: AVC. Outros problemas podem ser troca ou omissões de sons na fala, gagueira, dislexia.


AUDIÇÃO
Realização exames audiológicos a fim de evidenciar a acuidade auditiva do individuo: audiometria tonal e vocal, audiometria ocupacional, medidas de imitâncio acústica, avaliação do processamento auditivo central, emissões otoacaústicas (teste da orelhinha), avaliação comportamental, potenciais auditivos evocados e avaliação vestibular, realizando-se também seleção para adaptação de próteses auditivas.


VOZ    
Ocorre a prevenção, promoção, aperfeiçoamento e estética da saúde vocal do profissional, como cantores, professores, telefonistas, locutores. Trabalhando também com idosos, orientando e ensinando-lhes exercícios que auxiliem na qualidade da voz e o uso adequando da respiração ao falar, juntamente com exercícios que tonificam a musculatura facial.


MOTRICIDADE OROFACIAL    
Tem como objetivo trabalhar com a musculatura da face, com objetivos terapêuticos, no que se refere a tratamentos de dificuldades ligados a mastigação, sucção, deglutição, respiração e fala.


DISFAGIA    
É uma alteração que ocorre no ato de engolir alimentou e/ou saliva, ou seja, ocorre o desvio do alimento, ocluindo as vias respiratórias. Acomete principalmente idosos, podendo resultar em sérias consequências à saúde. A disfagia pode ser decorrente ao envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição, AVC’s, traumatismo craniano, doenças neurológicas e câncer de cabeça e pescoço, entre outros. A disfagia pode causar desnutrição, pneumonia e até mesmo a asfixia.


FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL    
A Fonoaudiologia escolar tem como objetivo, agenciar ações de saúde dentro do ambiente escolar, com intuito de prever e promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, voz, audição e funções estomatognáticas (respiração, mastigação, sucção, deglutição e fonação).

ÁREAS DE ATUAÇÃO
·         Aprimoramento vocal e distúrbios de voz
·         Gagueira;
·         Reabilitação do PAC – Processamento auditivo central;
·         Disfagia;
·         AVC;
·         Distúrbios de linguagem oral e escrita;
·         Distúrbio de sucção, mastigação, respiração e fala.


           Faça uma avaliação e agende um horário!